Perfil x Fanpage - Entenda as diferenças e como utilizá-las
- Aline Dias
- 9 de nov. de 2017
- 3 min de leitura
Que as redes sociais vieram para ficar, isso nós já sabemos mas com o passar do tempo essas plataformas estão ganhando recursos cada vez mais aprimorados para direcionar os clientes potenciais para a sua empresa.

Com o Facebook não seria diferente, um dos sites mais acessados do mundo, está acompanhando essa evolução e nenhuma empresa deveria querer estar de fora dela.
A ferramenta está em constante transformação com o intuito de impulsionar o seu negócio e conectar aos mais de 100 milhões de usuários só no Brasil, independente do porte ou ramo de atuação da sua empresa.
Então vamos lá...
O Facebook disponibiliza duas formas de presença nas redes sociais: o perfil pessoal, para conectar pessoas aos seus amigos e as empresas ou marcas do seu interesse e a página, também chamada de fanpage, para conectar marcas e empresas aos seus clientes.
Quais são as principais diferenças?
Perfil Pessoal
Feito para ser utilizado por pessoas
Máximo de 5 mil amigos e número ilimitado de seguidores
Alcance limitado
Pode curtir páginas
Cria e participa de grupos
Conteúdo é administrado por somente 1 pessoa
As solicitações de amizade devem ser aprovadas
Fanpage (página)
Feito para empresas;
Fãs (seguidores) ilimitados;
Alcance global;
Cria e participa de grupos;
Visível para o Google;
Permite publicidade;
Análise das estatísticas;
Permite escolher vários administradores, o que facilita a gestão da conta;
Qualquer pessoa pode torna-se fã, não é necessário aprovação.
A primeira coisa que você precisa ter em mente na hora de criar sua conta é: Para que você está no facebook?
Se você quer promover sua empresa ou marca saiba que a melhor opção é criar uma fanpage mas para isso o primeiro passo é criar um perfil, isso mesmo, para administrar uma fanpage, você precisa ter um perfil pessoal no facebook.
Quando optar por criar uma fanpage?
Vou usar alguns exemplos para ajudar você a se identificar.
Fanpage: Chilli Beans (marca de óculos).

Eles estão presentes no facebook com a marca. Possuem lojas espalhadas pelo Brasil mas optaram pela divulgação da marca e venda on line.
Essa é uma prática comum entre as grandes empresas, onde elas trabalham nas redes sociais a divulgação dos seus produtos e lançamentos, que consequentemente refletirá em venda nas lojas nas praças onde estão presentes.
Fanpage: View Consultoria - Aproveita e segue a gente aí do lado. :)

Se você possui uma consultoria, loja, clínica, academia, agência de viagem, escola, restaurante, entre outras, a criação de uma fanpage é obrigatória.
Dica: Mantenha o telefone, endereço (se possuir loja física), o horário de funcionamento (se possuir loja física) e as promoções e lançamentos do seu negócio sempre atualizados. Acredite, as pessoas procuram sua página no facebook quando querem saber alguma dessas informações.
Fanpage: Gisele Bundchen (Modelo - figura pública)

A fanpage não é para ser usada somente por figuras públicas como modelos, atores e apresentadores, se você é um profissional autônomo ou liberal mas quer se promover como uma marca, a melhor opção é criar uma fanpage.
Neste caso, se você é um palestrante, dentista, esteticista, eletricista, entre outros, deixe o seu perfil pessoal para compartilhar os acontecimentos da sua vida pessoal com seus amigos e familiares e utilize a fanpage com o seu nome para promover seu negócio e atrair seus clientes, ok?
O Facebook permite criar e participar de grupos tanto como perfil quanto como fanpage, grupos podem ajudar a te impulsionar e também se tornar um canal exclusivo de comunicação com os seus clientes, mas esse é um outro assunto que deve ser tratado com cautela e merece mais atenção. Falaremos em breve.
Se você depois de ler esse post percebeu que está usando o facebook de forma errada no seu negócio, calma, tem jeito! Se ainda tem dúvidas para criar o seu perfil ou fanpage, escreva para nós, teremos prazer em ajuda-lo.
Gostou desse post ou tem algo para contribuir? Comenta aí.